Está chegando a hora! Paz ou Guerra? Dissídio, greve ou acordo?

ass_legal-2

Dia 22/10/2016 aconteceu a assembleia geral dos trabalhadores das empresas particulares na sede do Sindados, com a presença de trabalhadores e representantes de comissões sindicais de diversas empresas, para discutir a contra-proposta apresentada pelo Sinepd.

O sindicato patronal ofereceu reajuste de 7%, sem retroatividade a maio, enquanto o sindicato reivindica 9,28 + 4% de ganho real, não abrindo mão da retroatividade. A proposta econômica dos patrões (7%), foi rejeitada por unanimidade pelos trabalhadores e a nossa, eles se negam a discutir. Os patrões também querem atacar e retirar cláusulas sociais históricas, com a alegação de que elas já constam na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e que é preciso enxugar o  o acordo. Observem onde eles querem mexer: retirar cláusulas que falam sobre pagamento do salário no quinto dia útil, estabilidade, função e promoção, participação nos lucros, homologação, fusão e incorporação, Jornada de trabalho, estabilidade pós-assinatura do acordo dentre outras. Os trabalhadores em assembléia acataram a defesa do sindicato de não abrir mão destas cláusulas, mesmo algumas delas estando na CLT, pois com a reforma trabalhista que se avizinha, com certeza estes direitos serão atacados.

Diante da situação colocada e do impasse nas negociações, o sindicato junto com os trabalhadores, acreditando que haja algum avanço na próxima mesa dia 27/10, se dispuseram a construir sem abrir mão de princípios e de direitos,  uma proposta alternativa para evitar a judicialização da campanha salarial. O sindicato patronal há todo momento ameaça entrar com pedido de dissídio coletivo.

Nesse sentido, nova assembleia deliberativa está sendo convocada para o dia 29/10/2016 às 10h na sede do Sindados. No interior as assembleias ocorrerão nos seguintes locais: Ilhéus, Itabuna,  Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Senhor do Bonfim,  Juazeiro, Eunápolis, Barreiras, Teixeira de Freitas, entre os dias 01 a 04/11/2016 às 10h.

Assembleia Geral Deliberativa dos trabalhadores das Empresas Particulares dia 29/10 às 10h na sede do SINDADOS (Rua Bela Vista do Cabral n 378, Nazaré).