HISTÓRICO

O que é o Sindados-Bahia ?

Fundado em 31 de maio de 1988, o Sindados-Bahia é o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Órgãos de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado da Bahia.

Se você trabalha em uma empresa de processamento de dados, presta serviços de informática e/ou atividades profissionais correlatas no Estado, é representado por ele. Seu patrão tem de cumprir o Acordo ou Convenção Coletiva que o Sindados assina com o SINEPD, o Sindicato dos Patrões (é, eles também tem sindicato!) ou direto com as empresas.
A diretoria do Sindados é eleita a cada 3 anos e funciona de forma colegiada. Nosso colegiado funciona com 6 (seis) coordenações:

Divulgação e Imprensa:
 Responsável pela veiculação das ações e atividades realizadas pelo sindicato, promove sua política de marketing.

Formação Política:
 como o próprio nome já diz, oferece subsídios e informação política, tanto do ponto de vista sindical como de política geral.

Administração financeira:
 é o responsável pela guarda e manutenção do patrimônio e controle das finanças.

Política Sindical:
responsável pela articulação entre os diversos sindicatos, cria e fortalece as OLT’s dirigindo as campanhas salariais em todo estado, inclusive as de cunho nacional.

Políticas Sociais:
 responsável pela cultura, lazer, além de acompanhamento dos movimentos sociais.

Ciência e Tecnologia:
 responsável pela atualização tecnológica, disseminação de matérias técnicas de interesse da categoria.

Aposentados:
 responsável pelos trabalhadores aposentados da categoria.

Saúde e Meio Ambiente:
 responsável pela saúde e fiscalização das condições de trabalho, políticas em defesa do meio ambiente.

Jurídica:
 responsável ações trabalhistas, movidas pela assessoria jurídica do sindicato.

O Sindados e a CUT

O Sindados Bahia, por decisão dos trabalhadores em assembléia da categoria, é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Ser filiado à CUT implica em seguir os princípios que a Central defende: sindicato de luta, classista, democrático e organizado a partir do local de trabalho.
Por isto o Sindados tem eleições periódicas, defende a proporcionalidade na diretoria (pessoas ou grupos que pensam diferente, mas que representam a categoria, ou parte dela, tem direito de compor a direção), faz assembléias gerais e/ou por empresa, tem organização no local de trabalho entre outras coisas mais, por tudo isso o Sindados contribui política e financeiramente com a construção da CUT.

O Sindados e a Fenadados

O Sindados também é filiado à Fenadados – Federação dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares. Contribui política e financeiramente com esta entidade que ajudou a criar; que tem por objetivo organizar os trabalhadores de processamento de dados a nível nacional.
Participa de plenárias, congressos e encontros nacionais da categoria.
O Sindados é membro do Conselho Diretor da Fenadados, instância de deliberação que está acima da sua diretoria.

A quem o Sindados representa?

O Sindados representa, pela legislação todos os trabalhadores de empresas de informática e informação do estado da Bahia.
Os boletins e todos os materiais publicados pelo sindicato são distribuído para cerca de 3000 trabalhadores da capital e do interior.

Sindados e o movimento popular

Chamamos de movimento popular a organização das pessoas em entidades da sociedade civil (associação de moradores, grupos de consciência negra, luta indígena e dos povos da floresta, sem terra, sem teto, movimento estudantil, fórum das mulheres etc.), em busca de seus direitos.
O Sindados mantém com estes movimentos uma relação de solidariedade e participação, contribuindo política e financeiramente, entendendo a importância da luta pela construção de uma sociedade mais justa, sem exploradores, nem explorados.

O Sindados e o jurídico

A assessoria jurídica existe no Sindados desde a sua fundação. Seu papel fundamental é orientar a diretoria na defesa dos interesses da categoria, interpretando leis, ajudando a escrever projetos de leis, fundamentando a partir de pesquisa de cada dispositivo da pauta de reivindicações, assessorando nas negociações, atuando como suporte em assembléias da categoria, pesquisando a legislação entre outros.
O jurídico do Sindados, por definição de assembléia da categoria ajuíza ações de caráter coletivo, em que o sindicato atua como substituto processual prioritariamente (perdas de planos econômicos, por exemplo). Nas ações de cunho individual o trabalhador é orientado a tratar diretamente com os advogados ressaltando que este serviço é prestado por contrato e/ou custo muito menor que no mercado.

Campanhas Salariais

Durante o ano o Sindados coordena 6 (seis) campanhas salariais. As campanhas ocorrem no mês da chamada data base (época de negociar salários e demais condições de trabalho, no nosso caso 1º de maio).
Em maio ocorre a negociação com as empresas particulares e com o Serpro, Datamec/UNISYS, Dataprev , Prodeb e Prodasal (empresas públicas).

Este é um momento específico de levantamento das reivindicações dos trabalhadores de realização de assembleias, onde se discute os problemas gerais da categoria e os problemas específicos de cada empresa.
Na atual conjuntura, onde prepondera a política dos patrões e do governo de destruição de conquistas históricas dos trabalhadores torna-se imprescindível a presença dos trabalhadores no cotidiano dos sindicatos.
O sindicato que tem trabalhador no seu dia a dia é forte, avança nas conquistas. A participação é extremamente importante.

Porque é importante você se filiar ao Sindados/Ba
Você já parou para observar a política perversa que os poderosos estão tentando impor ao mundo inteiro e especialmente ao Brasil e do neoliberalismo?

De acordo com esta política o governo não cuida da educação, da saúde, da alimentação, da habitação, do transporte e outras questões importantes para a população. Entrega tudo para os capitalistas, como fez com Vale do Rio Doce , Telecomunicações, CSN, bancos públicos etc.
Ataca os sindicatos que lutam contra esta sorte de coisas, porque eles não deixam os governos e os poderosos imporem sua política à vontade. O Sindados Bahia é um destes sindicatos que tem participação na luta contra estas mazelas que oprimem a classe trabalhadora brasileira.
O neoliberalismo traz o desemprego, o fim de direitos trabalhistas conquistados com muita luta como décimo terceiro salário, carteira assinada, férias, adicional de hora extra, licença maternidade, entre outros. Nele os salários são cada dia mais baixos e o individualismo é pregado como a melhor opção de vida.

Somente os trabalhadores organizados, poderão construir uma sociedade diferente, daí a necessidade de você se filiar ao Sindados/Ba construindo-o financeira e politicamente.

A filiação é um ato voluntário. Ao contrário do que muitos pensam, o desconto que é feito no salário do trabalhador no mês de março relativo a 1 dia de trabalho não o torna filiado ao sindicato, isso é Lei federal e obrigatório a todos trabalhadores brasileiros.

Para você se filiar ao Sindados preencha a Ficha de Sindicalização impressa no início desta cartilha e entregue a algum diretor do sindicato, ou a algum membro da Organização por Local de Trabalho, ou envie-nos pelo correio. Você estará contribuindo com apenas 1% (um por cento) do seu salário nominal ao mês, para ser sócio do Sindados.

Como participar do Sindicato?

Sindicato não é apenas a sede da entidade, nem tão pouco a sua diretoria. Sindicato é muito mais que isto. É o movimento que os trabalhadores fazem (sendo diretores ou não) em busca de uma vida melhor.

Todos podem e devem participar: Cada trabalhador pode ajudar na execução das tarefas da diretoria do sindicato (por exemplo, filiando ao Sindados um colega), ou participar de alguma organização no local de trabalho – OLT; CIPA Associação dos Empregados, Comissão de Trabalhadores, Comissão de Saúde, entre outras.

Cada trabalhador deve participar das assembleias da categoria ou específicas de sua empresa. Precisamos combater o individualismo. A nossa organização dentro do Sindados-Bahia é um passo importante neste sentido.